sexta-feira

Da devoção ao abandono. Breve história da Capela de São José em Oliveira do Hospital

De acordo com a notável investigação desenvolvida pelo Arq. Eduardo Osório e publicada na sua obra monumental “Raízes da Beira”, a Capela de São José, em Gavinhos de Cima (pequena povoação nos arredores de Oliveira do Hospital), foi instituída no último quartel do séc. XVII por Manuel Garcia da Fonseca, filho de António Garcia e de sua mulher e prima Ana da Fonseca.
Com a morte de Manuel Garcia da Fonseca, a administração da Capela de São José passou para o seu primo direito Manuel de Sequeira de Abreu Castelo Branco, filho de Roque Fernandes de Abreu e de sua mulher e prima Maria Garcia de Sequeira Castelo Branco, meia - irmã do António Garcia, acima mencionado.
Aliás, a fachada da Capela está ornamentada com uma pedra de armas magistralmente esculpida em granito, que ostenta um escudo esquartelado com as armas de Abreus, Garcias, Sequeiras e Fernandes (?) com timbre de Abreu.
Tudo indica que a administração da Capela de São José, em Oliveira do Hospital, se manteve nesta família por mais duas ou três gerações, até ao princípio do séc. XIX, altura em que aparentemente mudou de mãos.
As informações são escassas mas, ao que parece, na década de 1960, a Capela de São José e terreno circundante eram propriedade da família do Gen. Santos Costa, antigo Ministro da Defesa.
Segundo informações recolhidas no local, já na década de 1980, os então proprietários do terreno tentaram transferir a Capela para o centro de Oliveira do Hospital, plano que abandonaram face à oposição da população de Gavinhos. A verdade é que ainda hoje todas as pedras estão marcadas e numeradas.
De acordo com fonte da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, recentemente o terreno onde está edificada a Capela de São José foi vendido. Esperemos que não tenha sido a alguém menos dado a estas "subtilezas" da protecção do Património...
Consultando o Regulamento do Plano Director Municipal de Oliveira do Hospital ( http://www.cm-oliveiradohospital.pt/site2/geral/mostra_ficheiro.php?idfich=138 ), publicado em 1997 e revisto em 2007, a Capela de São José está em fase de classificação há, pelo menos, 14 anos…
Recorde-se que a classificação da Capela de São José é um passo essencial para salvaguardar a sua existência e inverter o processo de ruína acelerada em que o monumento se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário